sexta-feira, 7 de março de 2008

AS GRANDES POLÉMICAS
Estatuto da Carreira Docente (Janeiro de 2007)
Cria a categoria de professor titular e institui exames de acesso à profissão, nos quais os professores contratados não podem obter menos de 14 valores.
  • A favor- " Só distinguindo o mérito é possível ter uma escola de qualidade", Valter Lemos, secretário de Estado da Educação.
  • Contra- "Separar os professores em titulares e não titulares foi dividir para reinar", ana Benavente, ex-secretária de Estado da Educação.

Avaliação de Desempenho (Janeiro 2008)

Institui a avaliação dos professores pelos próprios, encarregados de educação, colegas e alunos. cria quotas para a atribuição da nota de Muito Bom e de Excelente. Estabelece uma ligação entre o desempenho dos professores e o dos alunos.

  • A favor- " A avaliação em si é positiva", Abílio Amiguinho, Professor Coordenador da Escola Superior de Portalegre.
  • Contra- "A meio do ano, é um maremoto que cai em cima dos professores", Ana Benavente, ex-secretária de Estado da Educação.

Estatuto do Aluno (Janeiro 2008)

Permite aos que chumbam por faltas um plano de recuperação e confere maior poder disciplinar aos professores.

  • A favor- " Reforça a autoridade dos professores", Valter Lemos, secretário de Estado da Educação.
  • Contra- " Responsabilizar os professores pelos alunos que abandonam a escola ou não atingem resultados positivos, é inquinar o processo", Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos dos professores.

Gestão Escolar (Fevereiro 2008)

Cria a figura do director da escola. Consagra a participação de autarcas e pais nos órgãos de decisão das escolas.

  • A favor- " Permite uma maior participação de autarcas e pais", Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional das associações de Pais (Confap).
  • Contra- " É o regresso a um modelo antigo, que promove o autoritarismo", ex-secretária de Estado da Educação.

Citações retiradas da revista Visão, Sociedade Educação, 06 de Março de 2008, pág. 90.

2 comentários:

faz cagulo disse...

Estatuto da Carreira Docente

Os exames de acesso à profissão, nos quais os professores contratados não podem obter menos de 14 valores, é uma grande injustiça criada pelo governo.
Para quê novas provas, já não bastaram os estágios! Quando iniciei a licenciatura nunca pensei que teria de passar por mais etapas para conseguir o emprego! Esta etapa foi criada para expulsar os professores da possíbilidade de continuar a leccionar.Então que me devolvam o dinheiro das propinas e todo o dinheiro gasto durante o período da licenciatura.

Iva Froita

faz cagulo disse...

Olá amigas!
O tema do vosso blogue é muito interessante e actual.
Como professora tenho-me sentido ultrajada com todo esta situação.É triste trabalharmos tanto para a Escola e o nosso trabalho não ser reconhecido pela opinião pública(mérito, claro está, do governo que a única coisa que tem feito é denegrir a nossa imagem).
O objectivo é separar para governar, é assim que os ditadores fazem.
Os professores não podem ser responsáveis por tudo aquilo que acontece nas escolas e fora delas. Os pais têm aqui um papel fundamental, no entanto,não o sentem como tal.
Não estamos contra a AVALIAÇÃO, mas contra o processo de avaliação. Imaginem os professores a utilizarem as quotas para avaliar os seus alunos, seria ridiculo, claro está.
Maria João Simões